domingo, agosto 27, 2006

traffic shaping na BRT (Brasil Telecom)

Moro em Brasília e utilizo o serviço de internet ADSL da BRT Turbo 600 a uns 3 anos, e sempre utilizei programas de compartilhamento de arquivo, em especial o emule, sempre deixando o computador ligado 24x7. Bom, nos últimos 3 meses, notei que o rendimento dele está muito abaixo da média anterior (antigamente o normal era 40 a 50 kb/s, e atualmente sofre para ficar com 10 kb/s) e resolvi acompanhar com mais cuidado, e para o meu espanto, descobri que estou sendo censurado pela BRT, porque é nítido que existe algum sensor que monitora minha conexão e me barra quando estou usando o máximo da minha conexão. Por que falo isso?
Bom, coloquei alguns gráficos e estatísticas do próprio emule que mostram que quando utilizo massissamente o serviço sou bloqueado descaradamente... Liguei para a BRT para abrir uma reclamação (tel 10314) as 22h00, descrevendo que meus programas p2p não estavam funcionando na sua normalidade, e (espantosamente) fui bem atendido, sendo feito uma série de testes, mas não foi detectado nada de anormal... mesmo assim, pedi uma melhor avaliação sobre minha linha de dados. Ainda estou acompanhando esta novela, então vou dar alguns detalhes: durante a utilização do Emule, logo após que ele sofre o shaping, toda a minha internet fica lenta (navegação, messenger, gtalk, etc), ou seja, toda minha conexão é afetada pelo shaping, não só o emule... mas quando estou utilizando o link apenas para navegação (com o emule desligado), a internet volta a sua normalidade, fazendo downloads http a 50kb/s... muito suspeito, não?



A atendente da BRT disse que alguns usuários estão com a mesma reclamação, mas são poucos. Imagino que isso seja porque não são muitas pessoas que utilizam esse tipo de programa, então serão poucas pessoas que irão reclamar.

Caso o problema não seja resolvido no prazo determinado (01/set), irei seguir as dicas de reclamação do abusar.org, e ver se dá resultado... mas como eu ficaria satisfeito se uma empresa honesta aparecesse no mercado e vendesse o serviço apenas de dados sem nenhum bloqueio espúrio deste tipo... por enquanto, o que posso fazer é desabafar e tentar achar alguma solução com os colegas da internet...
A propósito:
  • sempre me conecto nos servidores do emule com ID alta, e sempre nos servidores mais populares;
  • meu modem é um dlink 500g router, com as configurações NAT acertadas (portas do emule liberadas) ;
  • já tentei mudar as portas do emule para portas mais altas, mas não resolveu;
  • tentei instalar diversas versões do emule (Neomule, Dreamule, etc.), também não resolveu;
  • outros colegas daqui de Brasília que utilizam GVT não enfrentam esse problema;
  • já fiz testes com arquivos com muitas fontes disponíveis;
Caso alguém tenha alguma solução, ou queira fazer alguma denúncia para ajudar nessa questão, será muito interessante. Caso tenha algum funcionário (ou ex-) da BRT que queria explicar o que está acontecendo (pode ser anonimamente), também seria muito bom...
Aguarde cenas do próximo capítulo...

2 comentários:

Anônimo disse...

Tenho o mesmo problema!!! e olha que estou em Santa Catarina... a apelação deve ser nacional!.... :S

Morte a BRT!!!

Feradroid disse...

Eu uso a GVT e também estou tendo o mesmo problema.... acho que virou praga isso.